quarta-feira, 24 de março de 2010

Porquê, por quê, por que e porque.

Há quatro maneiras de se escrever o porquê: porquê, por quê, por que e porque.

Vejamo-las: Obs.: Siga sempre a seqüência apresentada, ou seja, primeiramente observe a possibilidade de ser o "porquê" n° 1. Só se não for o n° 1, observe a possibilidade de ser o n° 2 e assim sucessivamente.

01) Porquê:É um substantivo, por isso somente poderá ser utilizado, quando for precedido de artigo (o, os, um, uns), pronome (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)...) ou numeral (um, dois, três, quatro).

Por exemplo:Ninguém entende o porquê de tanta confusão. Este porquê é um substantivo. Quantos porquês existem na Língua Portuguesa? Existem quatro porquês.

02) Por quê:Sempre que a palavra quê estiver em final de frase, deverá receber acento.

Por exemplo:Ela não me ligou e nem disse por quê. Você está rindo de quê? Você veio aqui para quê? Obs.: Se, porém, a frase for Ela não me ligou e nem disse o porquê passa a ser o junto com acento já que há o artigo, transformando o porquê em substantivo.

03) Por que:Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí-lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.

Por exemplo:Por que não me disse a verdade? = por qual razão não me disse a verdadeGostaria de saber por que não me disse a verdade. = por qual razão não me disse a verdadeAs causas por que discuti com ele são particulares. = As causas pelas quais discutiEster é a mulher por que vivo. = a mulher pela qual vivo.

04) Porque: É uma conjunção subordinativa causal, conjunção subordinativa final ou conjunção coordenativa explicativa, portanto liga duas orações, indicando causa, explicação ou finalidade. Para facilitar, dizemos que se pode substituí-lo por já que, uma vez que, visto que, por + infinitivo (quando indicar causa), pois (quando indicar explicação) ou a fim de que, para + infinitivo (quando indicar finalidade).

Por exemplo:Não saí de casa, porque estava doente. = já que estava doente, uma vez que estivesse doente, visto que estava doente, por estar doente. Tome cuidado, porque o piso está escorregadio. = pois o piso está escorregadio. Estudem, porque aprendam. = a fim de que aprendam, para aprenderem.

Porque: conjunção explicativa, causal, final...

O vocábulo porque é uma conjunção que possui três valores:
- Conjunção coordenativa explicativa: liga duas orações na segunda das quais se esclarece a idéia contida na primeira. São elas: pois, que, porque, etc.

Fique alegre, meu amor, porque você tem saúde = Fique alegre, meu amor, pois você tem saúde = Fique alegre, meu amor, que você tem saúde.

- Conjunção subordinativa causal: inicia uma oração subordinada denotadora de causa. São elas: porque, porquanto, já que, visto que, se, como (só no início de frase), uma vez que.

Foi de táxi para a festa porque estava atrasado = Foi de táxi para a festa já que estava atrasado = Como estava atrasado, foi de táxi para a festa.

- Conjunção subordinativa final: inicia uma oração que indica a finalidade da oração principal. São elas: porque, a fim de que, para que.

Agiu daquela maneira porque o inimigo o visse e se assustasse com sua fúria = Agiu daquela maneira a fim de que o inimigo o visse e se assustasse com sua fúria = Agiu daquela maneira para que o inimigo o visse e se assustasse com sua fúria.

A palavra “Que” com acento.

A palavra quê receberá acento em apenas algumas circunstâncias. Ei-las:

1- Substantivo:É sempre acentuada e antecedida do artigo indefinido um: um quê, e o sentido dessa junção (um quê) é algo, alguma coisa.- Ela tem um quê de mistério. (ela tem algo de mistério).

2- Interjeição:É sempre acentuada. Indica espanto, surpresa.- Quê? Meu Deus! Que farei agora?

3- Pronome interrogativo em final de frase:É sempre acentuada e acompanhada de o.- Você falou o quê?

http://dilsoncatarino.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário