segunda-feira, 14 de setembro de 2009

As Contribuições do Profº Dilson!!

Fundamentos da análise sintática.
O princípio é o verbo. Essa é a premissa fundamental da sintaxe, que é a parte da gramática que estuda as palavras enquanto elementos de uma frase, as suas relações de concordância, de subordinação e de ordem. Significa que, ao se realizar a análise sintática de uma oração, sempre se inicia pelo verbo. É a partir dele que se descobre qual o sujeito da oração, se há a indicação de qualidade, estado ou modo de ser do sujeito, se ele pratica uma ação ou se a sofre, se há complemento verbal, se há circunstância (adjunto adverbial), etc.Nem sempre o verbo se apresenta sozinho em uma oração. Em muitos casos, surgem dois ou mais verbos, juntos, para indicar a prática de apenas uma ação, ou o sofrimento de apenas uma ação, ou para indicar que o sujeito possui uma qualidade. A essa junção, damos o nome de locução verbal.Toda locução verbal é formada por um verbo auxiliar (ou mais de um) e um verbo principal (somente um). O verbo auxiliar é o que se relaciona com o sujeito, por isso concorda com este, ou seja, se o sujeito estiver no singular, o verbo auxiliar também ficará no singular; se o sujeito estiver no plural, o verbo auxiliar também ficará no plural.
Na Língua Portuguesa os verbos auxiliares são os seguintes: ser, estar, ter, haver, dever, poder, querer e ir.O verbo principal é o que indica se o sujeito possui uma qualidade, se ele pratica uma ação ou se a sofre. É, evidentemente, o mais importante na locução. Na Língua Portuguesa, o verbo principal surge sempre no infinitivo (terminado em –ar, -er, ou –ir), no gerúndio (terminado em –ndo) ou no particípio (terminado em –ado ou –ido, dentre outras terminações).
  • Veja alguns exemplos de locuções verbais: Os funcionários FORAM CONVOCADOS pelo diretor. (aux.: SER; princ.: CONVOCAR);

  • Os estudantes ESTÃO RESPONDENDO às questões. (aux.: ESTAR; princ.: RESPONDER)

  • Os trabalhadores TÊM ENFRENTADO muitos problemas. (aux.: TER; princ.: ENFRENTAR);

  • O vereador HAVIA DENUNCIADO seus companheiros. (aux.: HAVER; princ.: DENUNCIAR);

  • Os alunos DEVEM ESTUDAR todos os dias. (aux.: DEVER; princ.: ESTUDAR);

  • Os professores PODEM PERMITIR que os alunos saiam da sala. (aux.: PODER; princ.: PERMITIR);

  • Os brasileiros QUEREM ELEGER pessoas honestas. (aux.: QUERER; princ.: ELEGER)Os corruptos VÃO PAGAR por suas falcatruas. (aux.: IR; princ.: PAGAR).

  • Para se descobrir qual o sujeito do verbo (ou da locução verbal), deve-se perguntar a ele (ou a ela) o seguinte: Que(m) é que ..........? A resposta será o sujeito.

  • Por exemplo, analisemos a primeira frase dentre as apresentadas acima:

  • Os funcionários foram convocados pelo diretor.
  • O princípio é o verbo. Procura-se, portanto, o verbo: é a locução verbal foram convocados.Pergunta-se a ela: Que(m) é que foi convocado? Resposta: Os funcionários. O sujeito da oração, então, é o seguinte: os funcionários.Encontrado o sujeito, parte-se para a análise do verbo:Se ele indicar que o sujeito possui uma qualidade, um estado ou um modo de ser, sem praticar ação alguma, será denominado de VERBO DE LIGAÇÃO. Os verbos de ligação mais comuns são os seguintes: ser, estar, parecer, ficar, permanecer e continuar. Não se esqueça, porém, de que só será verbo de ligação o que indicar qualidade, estado ou modo de ser do sujeito, sem praticar ação alguma.

  • Observe as seguintes frases: O político continuou seu discurso mesmo com todas as vaias recebidas. Continuar, nesta frase, não é de ligação já que não indica qualidade alguma do sujeito, e sim ação.

  • A professora estava na sala de aula quando sofreu o infarto. Estar, nesta frase, não é de ligação já que não indica qualidade alguma do sujeito, e sim fato.

  • A garota estava muito alegre uma vez que havia conseguido a aprovação. Estar é verbo de ligação porque indica qualidade do sujeito.Se ele indicar que o sujeito pratica uma ação, ou que participa ativamente de um fato, será denominado de VERBO INTRANSITIVO ou VERBO TRANSITIVO, de acordo com o seguinte:

  • Quem ............ , ................. : Todo verbo que se encaixar nessa frase será INTRANSITIVO. Por exemplo, o verbo correr: Quem corre, corre.
  • Quem ............ , ................. algo (ou alguém) : Todo verbo que se encaixar nessa frase será TRANSITIVO DIRETO. Por exemplo, o verbo comer: Quem come, come algo.Quem ............ , ................. + prep. + algo (ou alguém) : Todo verbo que se encaixar nessa frase será TRANSITIVO INDIRETO. Por exemplo, o verbo gostar: Quem gosta, gosta de algo (ou de alguém) .

  • As preposições mais usadas são as seguintes: a, de, em, por, para e com.Quem ............ , ................. algo (ou alguém) + prep. + algo (ou alguém) :

  • Todo verbo que se encaixar nessa frase será TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO. Por exemplo, o verbo mostrar: Quem mostra, mostra algo a alguém.É importante salientar que um verbo só será TRANSITIVO se houver complemento (objeto direto ou objeto indireto). A análise de um verbo depende, portanto, do ambiente sintático em que ele se encontra. Um verbo que aparentemente seja transitivo direto pode ser, na realidade, intransitivo, caso não haja complemento.

  • Por exemplo, observe a seguinte frase:O pior cego é aquele que não quer ver.
  • O verbo ver é, aparentemente, transitivo direto, uma vez que se encaixa na frase Quem vê, vê algo. Ocorre, porém, que não há o algo. O pior cego é aquele que não quer ver o quê? Não aparece na oração. Como não há o objeto direto, o verbo não pode ser transitivo direto, e sim intransitivo.

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